Vamos falar sobre ENGAJAMENTO!

Sabemos que não existe fórmula mágica para conquistar o engajamento das pessoas na internet, principalmente com tantas mudanças de algoritmos nas redes sociais. O importante é entender melhor esse conceito, estudar os algoritmos e aumentar a sua relevância digital.

Mas afinal, o que é engajamento?

Bom, o significado de engajamento pode variar bastante de acordo com o contexto. Porém, ele sempre vai estar relacionado à realização de alguma ação de forma ativa, seja qual for a situação.

No marketing digital, o engajamento acontece quando um usuário realiza ações com o conteúdo postado na rede social. Podendo ser um clique, uma curtida, um comentário, uma reação, entre muitas outras.

Qual importância de engajar seus seguidores nas redes sociais?

Geralmente, as pessoas estão nas redes sociais em busca de entretenimento e distração, por isso, para que seus seguidores engajem eles precisam gostar do seu conteúdo e você precisa fazer com que esse conteúdo seja relevante para o seu público-alvo e se comuniquem com a sua persona.

  • Crie conversas e conexões

Uma das melhores e mais eficazes formas de fazer o seu público engajar no seu conteúdo é gerar conversas e conexão. É necessário um marketing cada vez mais humanizado, que gere verdadeiras conexões que mostre ao público que os compreendem e os valorizam, e não querem apenas vender, por exemplo.

Os algoritmos das redes sociais são inteligentes e sabem interpretar essa conexão real. Se mais e mais usuários interagem com as suas postagens, ele passa a entender que o seu conteúdo é relevante e o distribui para ainda mais usuários.

  • Você sabe como calcular o seu engajamento?

Esse tipo de calculo faz parte da rotina dos profissionais de social media. E com esse calculo é possível saber que a estratégia está caminhando bem ou se é necessário mudar o rumo.

Há diferentes formas de calcular o engajamento nas redes sociais.

 

Vamos usar como exemplo o engajamento no Instagram. Em geral, a ferramenta que faz esse cálculo é o Instagram Analytics, onde ele leva em conta todas as ações que o usuário toma em relação a um post. Ou seja, decisões e ações ativas.

Engajamento em interações por alcance

O método mais utilizado para calcular o engajamento é o de interações por alcance de uma postagem.

Basta somar todos os tipos de engajamento e dividir pelo alcance do post, o número que é fornecido por praticamente todas as redes sociais.

Engajamento em interações por seguidores

Você pode também, calcular o engajamento  analisando-o em relação ao seu total de seguidores. No entanto, esse método tem um problema: como o alcance de cada post varia, a comparação entre eles pode não ser muito válida. Ainda assim, muita gente usa esse método.

  • Como aumentar o engajamento nas redes sociais

Mais uma vez temos que frisar: não existe fórmula mágica. Tudo precisa ter um estudo e estratégia.

Poste conteúdo relevante para o seu público

O famoso “conteúdo relevante” é algo bem subjetivo, primeiramente você precisa compreender sua persona para poder conseguir construir esse conteúdo de valor.

Estimule conversas verdadeiras

No caso do Instagram, é muito mais que colocar um “o que você acha?” no final da copy. Para gerar engajamento você precisa provocar em seus seguidores uma vontade real de comentar, compartilhar e até mesmo querer saber mais sobre o seu conteúdo.

Aproveite trends

Fazer um post que dialogue com um conteúdo viral, sem perder sua persona, é uma ótima forma de engajar. De preferência, da forma mais humanizada possível.

Criatividade gera engajamento

A internet tem muito do mesmo. Você terá mais engajamento com posts criativos, que surpreendam seus seguidores e isso consequentemente acaba atraindo novos.

  • Por fim, mensure suas ações nas redes sociais com a Lessa.

Entender o engajamento, para poder medi-lo é apenas uma das formas de metrificar as suas ações de Marketing Digital.

Há muito mais números para a compreensão geral de uma estratégia. A Lessa pode te ajudar a criar essa estratégia e crescer o seu engajamento e consequentemente sua autoridade nas redes sociais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.