Funil de vendas: como utilizar nos seus negócios

O funil de vendas é uma forma gráfica utilizada no marketing digital para representar as etapas que um potencial cliente passa até ser convertido pela empresa.
Por isso, para todos os tipos de negócios, é importante desenvolver estas etapas e analisar os gatilhos que motivarão o cliente a fechar uma compra ou contratar um serviço.
Portanto, se você ainda não usa a estratégia do funil de vendas com foco no marketing digital, este post é para você! Vamos tirar todas as suas dúvidas agora.

O que é o funil de vendas?

O pipeline ou, como é conhecido popularmente, funil de vendas é uma modelagem estratégica que desenha a jornada do cliente do contato inicial até a realização do negócio.
Portanto, o objetivo é criar diversas ações que devem ser realizadas dentro de cada uma das etapas, buscando compreender os gatilhos que as personas podem ter para dar o suporte necessário até a realização da compra.
Assim, um dos requisitos principais do funil de vendas é que a estratégia esteja alinhada com o marketing. Afinal, é importante que todas as ações estejam pautadas de forma realística, com relação as vendas, criando uma jornada de compra coerente para atender os clientes.

As três etapas do funil

O desenho do funil de vendas é similar a uma pirâmide, só que no formato invertido. Isso porque, o maior número de ações acontece no topo e, assim, menos e mais efetivas são as ações no fundo, que é a hora da conversão.
Por isso, vamos detalhar aqui as três etapas de funil:

Topo do funil

É a fase de descoberta e aprendizado do cliente em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Afinal, nesta etapa do funil a estratégia de marketing é de demonstrar para o cliente que ele tem um problema ou como resolver essa dificuldade.
Por isso, essa é a etapa da consciência e detecção de um problema, fazendo com que o despertar faça com que o cliente em potencial tenha o primeiro contato com a sua empresa. Então, a dica no topo do funil é educar o seu potencial cliente.

Meio do funil

No meio do funil a estratégia é entregar ferramentas para que o cliente não só reconheça o problema como entenda como é a solução. Assim, é possível criar a expectativa de resolver as questões que foram descobertas a qualquer custo.
Por isso, nesta etapa do funil é importante entregar alguma ferramenta ou demonstrar que o seu negócio é a solução para os problemas identificados pelo cliente.

Fundo do funil

No fundo do funil é a fase da conversão, o momento no qual o cliente tem que tomar a decisão de compra. Portanto, a partir da confiança estabelecida ao longo da jornada, o cliente já entende a qualidade e a necessidade que ele tem pelo seu produto. Então, é a hora do time de vendas agir e fechar a compra.
Que tal, agora que você conhece a funcionalidade do funil de vendas, que tal criar uma estratégia personalizada para o seu negócio? Fale com a Lessa e expanda os seus negócios.

Gostou da postagem? Não se esqueça de compartilhar!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Navegue pelo contéudo

Veja mais conteúdos

Quer saber mais sobre? Então continue acompanhando outros conteúdos do nosso blog.

Contato rápido e fácil por WhatsApp

Estamos inteiramente à disposição para o seu atendimento.

Nos envie uma mensagem contando como podemos te ajudar ou fale conosco pelo WhatsApp. Garantimos que a nossa equipe irá prestar todo o auxílio necessário para o seu atendimento personalizado.

Clique no botão ao lado e seja atendido agora mesmo.

Controle sua Privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar sua navegação.

Acesse nossas Políticas de Privacidade