Descubra como conhecer o seu público-alvo

Descubra como conhecer o seu público-alvo

Na era em que os dados têm muito valor, as empresas precisam cada vez mais conhecer o seu público-alvo para as tomadas de decisões assertivas.  No entanto, para que isso aconteça da forma correta, a melhor opção é realizar uma pesquisa de mercado para entender e conhecer seu público-alvo.

Para isso, existe várias formas de fazer isso através das métricas, mas nem sempre elas são tão eficientes quanto o uso das pesquisas complementares.

Portanto, se você quer saber como e quando aplicar as pesquisas de mercado para entender o seu público-alvo, chegou ao post certo. Confira!

O que é público-alvo?

O público-alvo é um grupo de pessoas que tem um mesmo perfil ou padrão de consumo que são interessantes para uma empresa.

Assim, esse grupo tem em comum, a pré-disposição para consumir um determinado produto ou serviço que oferecido pela empresa.

Portanto, para entender esse grupo, e identificar qual o padrão de hábitos e consumo que podem ser essenciais para o seu negócio, é preciso aplicar pesquisas complementares.

As pesquisas quantitativas e qualitativas

Para aplicar uma pesquisa para conhecer melhor o seu público-alvo, é preciso entender as funcionalidades e os dados que elas produzem para identificar o melhor caminho.

Pesquisa qualitativa

Portanto, como o nome sugere, esse tipo de pesquisa ter por objetivo identificar características ou a qualidade de um determinado produto, serviço ou que for objeto da pesquisa.

Assim, a pesquisa qualitativa não produz métricas ou resultados numéricos, elas produzem resultados abertos como padrão de consumo, hábitos e caraterísticas específicas do que está sendo analisado.

Com isso, o uso da pesquisa qualitativa é indicado para identificar:

  • etnografia:  o comportamento do participante é analisado em um ambiente natural, sem a interação com outros públicos;
  • observação participante: quando você interage com o participante dentro do ambiente natural dele para ver como vai se comportar;
  • grupos focais: quando é formado um grupo para debater um assunto específico;
  • entrevistas: para coletar as informações é feita uma entrevista individual ou coletiva dos mais variados modos (telefone, e-mail, online, entre outros).

Pesquisa quantitativa

Assim, a pesquisa quantitativa é mais conclusiva, já que gera um número, um resultado. Ao utilizar esse tipo de pesquisa o objetivo é entender um tamanho ou a quantidade de algo.

Portanto, por meio de um conjunto de técnicas, a pesquisa quantitativa visa medir o comportamento do consumidor.

Com isso, faça a aplicação da pesquisa quantitativa por meio de um questionário fechado, e os dados são mais orientados.

As pesquisas quantitativas são:

  • questões de múltipla escolha;
  • dicotômica: essas permitem que o participante concorde ou não com as afirmações que você insere no questionário.
  • matriz: com respostas fechadas que nivelam o nível de satisfação diante do que está sendo questionado.

Descubra como conhecer o seu público-alvo

 

Como equilibrar o uso das pesquisas para conhecer seu público-alvo?

Com as definições das pesquisas, é importante que você saiba que elas são complementares. Portanto, o uso em conjunto das técnicas é importante para compreender o seu público-alvo.

Assim, o uso isolado de cada uma das pesquisas pode não trazer o resultado esperado nessa definição. Portanto não serão assertivas o suficiente.

Com isso, comece pela pesquisa qualitativa, porque as perguntas são abertas e trazem insights sobre as métricas que você irá usar na quantitativa.

A partir da busca de dados numéricos, é possível gerar dados que corroborem para a tomada de decisão da sua empresa.

Portanto, para conhecer o seu público-alvo busque formar pesquisas que estejam diretamente ligadas ao seu produto ou serviço.

Que tal, quer conhecer o seu público-alvo? Então aplique as pesquisas! Para te ajudar nessa jornada, que tal entender a qual a importância da Persona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *