Você sabe o que são os bots?

Os bots estão cada vez mais fazendo parte da estratégia de marketing das empresas que investem em automação para melhorar o relacionamento com os seus clientes.
Mas, muita gente não sabe o que são os bots e não entende a dimensão do quanto eles podem ajudar a expandir os processos comunicacionais da sua empresa, independentemente do tamanho do negócio.
Por isso, preparamos este post especial para que você possa entender sobre o assunto e criar uma estratégia para sua empresa. Vamos lá?

O que são os bots?

O termo bot é a abreviação da palavra inglesa robot, que é uma ferramenta que automatiza a execução de tarefas que estejam pré-programadas. Portanto, em conjunto com a inteligência artificial, os bots interagem e simulam os pensamentos humanos, incluindo conversas.

Onde os bots podem ser encontrados?

Os bots tem diferentes finalidades e podem ser encontrados em diversos formatos no atendimento aos clientes. Alguns deles são:

Robô

Os robôs hoje são uma realidade na indústria, por exemplo. Eles executam funções manuais e ocupam os lugares de profissionais, trazendo maior produtividade e eficiência em diversos setores da indústria elétrica, eletrônica, automobilística, entre outras.

Bots de mecanismos de busca

Os mecanismos de busca também usam os seus robôs específicos para definir softwares que navegam e os links. A partir desses bots são indexados os conteúdos e as páginas são exibidas, por exemplo.

Chatbots

Em uma estratégia de marketing digital, os chatbots ganham cada vez mais espaço. Isso porque, esses robôs de conversação, como manda a tradução ao pé da letra, são excelentes ferramentas de comunicação.
Afinal, os chatbots simulam as interações reais, como se fosse um profissional do atendimento, automatizando os processos.

Tipos de chatbots

Por isso, vamos concentrar nossos esforços nessa parte que interessa para as empresas e é uma ferramenta importante para a estratégia. Para isso, vale aqui identificar os diferentes tipos de chatbots disponíveis no mercado.

Básicos

Esses são os modelos mais simples, os quais utilizam a lógica de perguntas e respostas para se comunicar com os clientes. Por isso, eles exigem maior exatidão durante a interação para serem mais assertivos para o cliente.

Inteligentes

A partir da inteligência artificial, os chatbots inteligentes permitem que os robôs mantenham uma conversa mais natural, mais humanizada. Por isso, as ferramentas mais sofisticadas, comparando os dados para entregar as respostas mais assertivas.

Por que investir nos bots?

Para melhorar a performance de atendimento ao cliente, os bots são indicados para fazer o relacionamento, tirando um profissional para fazer este contato inicial e o direcionamento do cliente para o atendimento adequado.
Assim, é possível oferecer um atendimento mais assertivo e rápido para os clientes, treinando os bots para manter o tom e linguagem escolhida pela sua empresa para manter ativo o relacionamento com o cliente.
Então, quer saber como usar os bots na sua empresa? Entre em contato conosco da Lessa para desenvolver um projeto para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *